RECOVERY
Após um exercício físico intenso, sofremos um evento conhecido como “dor muscular de início tardio” (DMIT ou a sigla em inglês DOMS para Delayed Onset Muscle Soreness). Essa dor ocorre porque o tecido muscular sofre microlesões em sua estrutura.
O sintoma pode aparecer entre as primeiras 8 a 24 horas após o exercício, com pico de até 48 horas, e pode perdurar entre 3-5 dias, de forma mais amena, dependendo da intensidade do exercício realizado.
Nesse processo a circulação sanguínea, capacidade e velocidade de contração muscular, quantidade de proteínas, e de substratos energéticos ficam alterados. Inclusive substâncias “tóxicas” são produzidas pelo próprio organismo, um exemplo é o ácido lático. Todas essas alterações fisiológicas geram a famosa DOR MUSCULAR TARDIA, que pode, inclusive, reduzir a performance se o próximo episódio de esforço for num curto intervalo de tempo.
Recovery ou recuperação é uma modalidade muito utilizada pelos atletas de elite e por atletas amadores competitivos. Tem a função de recuperar o esportista o mais rápido possível para que ele esteja pronto para o próximo treino ou competição.
​
Nosso “CIRCUITO DE RECOVERY” consiste de 4 etapas:
1) Crioterapia: Utilizamos o sistema GAME READY para resfriar os segmentos mais doloridos entre 08ºC e 10ºC por 20 minutos.
2) Compressão: A compressão do tecido muscular resfriado ou não, realizada de forma pneumática por aparelho específico. Utilizamos o sistema REBOOT de compressão.
​
3) Liberação Miofascial: Massagem do tecido conjuntivo que recobre o músculo. Utilizamos o sistema HYPERVOLT para esta etapa.
4) Eletroterapia e Laser: Irradiação de laser e correntes elétricas moduladas vem sendo objeto de estudos científicos atuais.
Vale lembrar que o Recovery não substitui o repouso. Então, respeite o descanso sempre!